Artes Visuais

Henfil dá o tom na nova galeria do BDMG Cultural

Henfil


A Henfil Galeria é um novo espaço na capital dedicado às artes gráficas contemporâneas e fotografia. O local ocupa o hall de entrada do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, à rua da Bahia, 1.600, e seu nome é uma homenagem ao grande cartunista mineiro Henfil.

A primeira exposição da galeria não poderia ser outra, Henfil – Um Raio-X do Nosso (In) Consciente, que conta com 47 obras, entre originais e reproduções do cartunista mineiro, que retratam várias fases do artista, desde os primeiros traços feitos para a Revista Alterosa, de Belo Horizonte, no começo da década de 1960, até os últimos desenhos feitos no fim da década de 1980, passando pelas artes publicadas em grandes jornais e revistas nacionais, no auge da carreira.  Os desenhos fazem parte do acervo do Instituto Henfil, comandado por Ivan Souza, filho único do artista.

Segundo a curadora da exposição, Tereza Bruzzi, Henfil continua atual, pois em sua época abordava dilemas e conflitos que a nossa sociedade ainda enfrenta, como o preconceito racial, a questão das minorias e do meio ambiente. “É muito interessante como ele abria as feridas da realidade brasileira, usando sempre o humor, para discutir temas que até hoje são bastante presentes no dia a dia do brasileiro”, comenta.

O artista - Henrique de Souza Filho começou sua carreira como ilustrador na Revista Alterosa, em 1964, e trabalhou também nas revistas Placar e O Cruzeiro. Foi convidado a atuar no Jornal do Brasil e no Pasquim. Henfil criou a revista Fradim, em que divulgou suas personagens caracterizadas pelo humor crítico e satírico. O cartunista trabalhou ainda em televisão, redigindo textos para o programa feminino dos anos 1980 “TV Mulher”. Além disso, escreveu diversos livros, tendo inclusive ganhado o Prêmio Vladimir Herzog pelo conjunto de sua obra.

A exposição ficará aberta à visitação até o dia 27 de junho. O acesso é gratuito.

 

 

 

 

 

 

 

 


LIVRO DE VISITAS

Ajude-nos a manter nosso site livre de SPAM selecionando o campo do CAPTCHA.




Saiba Mais

HENFIL GALERIA

Rua da Bahia, 1.600, Lourdes

Segunda a sexta-feira, 9h às 18h

Informações: 31 3219-8691

Acesso Gratuito.

Até o dia 27 de Junho de 2019


Cadastre-se

Receba a nossa programação.

Digite o valor da soma 10+8?

Institucional

Apresentação
Equipe
Estatuto Social
Política de Patrocínio
Fale Conosco
História
Raio de Luz

Fale Conosco

Você pode entrar em contato com a equipe do BDMG Cultural por meio do formulário abaixo e também pelo atendimento via chat.

FORMULÁRIO

CHAT