BDMG Cultural

BDMG Cultural lança nova iniciativa no campo do pensar

A Praia da Estação é um dos movimentos que será abordado neste primeiro encontro

Foto: Priscila Musa


“URBE URGE” será o primeiro ciclo de debates do programa Diálogos para o Desenvolvimento, promovido pelo BDMG e pelo BDMG Cultural, e terá como tema principal a cidade em suas diferentes formas

“URBE URGE” será o primeiro ciclo de debates do programa Diálogos do Desenvolvimento, promovido pelo BDMG e pelo BDMG Cultural. A primeira rodada de discussões vai de 17 de maio a 21 de junho, no auditório do BDMG, às 18h30, e terá como tema principal a cidade e suas questões sociais, políticas e culturais. A primeira edição do programa conta com a parceria do coletivo Piseagrama. 

“Os encontros que vão de 17 de maio a 21 de junho, têm como ponto de partida o diálogo de experiências reais de cidadania feita à mão, com os vários níveis de pensamento crítico em torno de temas como a ocupação urbana, os novos modos de transitar pelos espaços, a compreensão da capacidade de a metrópole adoecer e entristecer as pessoas, sobre a violência marcada pela discriminação, e acerca do planejamento que contemple as formas diretas de participação, fraturando o centralismo e a verticalização”, explicou o presidente do BDMG Cultural João Paulo Cunha.

No primeiro encontro, dia 17 de maio, será discutido o tema “Dos corpos nas ruas ao urbanismo feito à mão”, que vai apresentar experiências criativas de ocupação cultural e política em Belo Horizonte, Recife e São Paulo. Os convidados para a noite de inauguração são Du Pente, da Praia da Estação; Priscila Musa, Espaço Comum Luiz Estrela; Julien Ineichen, Nadar do Capibaribe, do Recife; e Laura Sobral, A Batata precisa de você, de São Paulo. “Em meio a uma crise profunda de representação, a cidadania brasileira está em busca de novas formas de exercer política e nada mais efetivo que começar pela cidade”, destaca João Paulo.

Nestes seis encontros, serão convidadas universidades, instituições de pesquisa, como movimentos sociais, coletivos e militantes, e o público em geral que quiser discutir sobre o assunto. No encerramento do ciclo será inaugurada uma exposição de propostas para a cidade, elaboradas por arquitetos, urbanistas e coletivos, na forma de cartazes, folhetos, vídeos e outras intervenções artísticas.  

Entre os convidados que participarão dos próximos encontros estão a psicanalista Maria Rita Kehl; o secretário municipal de planejamento urbano de São Paulo, Fernando Mello Franco; o coordenador do MTST, Guilherme Boulos; e o ambientalista Apolo Heringer.  

Confira a programação completa:

17/5 - Dos corpos nas ruas ao urbanismo feito à mão

Du Pente (Praia da Estação)

Priscila Musa (Espaço Comum Luiz Estrela)

Julien Ineichen (Nadar no Capibaribe/Recife)

Laura Sobral (A Batata precisa de você/São Paulo)

27/5 – Meio ambiente e saúde ecossistêmica

Maria Rita Kehl (psicanalista e integrante da Comissão Nacional da Verdade)

Apolo Heringer (Projeto Manuelzão)

Bruno Pedralva (médico de família e comunidade)

2/6 – Cidade pedestre, ciclável e com transporte público de verdade

7/6 – Pólis e polícia: racismo e medo nosso de cada dia

14/6 – Se morar é um direito, ocupar é um dever

21/6 – Planejar a cidade a muitas mãos

 


LIVRO DE VISITAS

Ajude-nos a manter nosso site livre de SPAM selecionando o campo do CAPTCHA.




Saiba Mais

DIÁLOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO

Auditório do BDMG

Rua Bernardo Guimarães, 1600

Acesso gratuito


Cadastre-se

Receba a nossa programação.

Digite o valor da soma 10+8?

Institucional

Apresentação
Equipe
Estatuto Social
Política de Patrocínio
Fale Conosco
História
Raio de Luz

Fale Conosco

Você pode entrar em contato com a equipe do BDMG Cultural por meio do formulário abaixo e também pelo atendimento via chat.

FORMULÁRIO

CHAT